11 de março de 2018

Projeto Brincando com os Números



Tema: conceitos matemáticos e construção de número.

Duração: Tempo indeterminado, conforme interesse dos alunos.
Turma: Pré II e III

Justificativa

                O ensino da Matemática na Educação Infantil é de suma importância para as crianças, pois os conceitos que serão construídos nessa fase de escolarização do educando servirão como base para construção de outros mais complexos nas séries seguintes.
            Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas, trago assim esse tema de forma lúdica com jogos, dinâmicas, brincadeiras, músicas, histórias e dramatização que foram convenientemente planejados como ferramentas pedagógicas eficazes para a construção do conhecimento lógico matemático.

Objetivo Geral
Estimular o gosto pela matemática através de atividades e brincadeiras lúdicas.

Objetivos específicos
·         *Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
·         *Estimular o uso do raciocínio lógico da criança.
·         *Classificar e nomear cores (azul, amarelo e vermelho, verde), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (0 a 9).
·         *Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
·         *Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
·         *Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, ampliando seu vocabulário, utilizando músicas e histórias.
·         *Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
·         *Incentivar a fantasia e o jogo simbólico,
·         *Estimular a confecção de jogos com materiais de sucata,
·         *Estimular a independência da criança.
·         *Deixar que explorem ao máximo os objetos e brinquedos. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
·         *Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
·         *Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos,
·        * Incentivar a imaginação, a criatividade e a organização de ideias.
·         *Reproduzir sequências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
·         *Reconhecer e discriminar numerais, desenvolver contagem de 0 a 9.

Metodologia
            Leitura de histórias e textos variados, utilização de multimídias, aplicação de dinâmicas e brincadeiras, atividades com sons e musicalização, aplicação de jogos, conversas na rodinha.

 Recursos
            Materiais de sucatas, livros, cd’s, rádio CD, corda, bambolês, revistas, papel pardo, folhas de ofício, folhas de Eva, net book, dvd’s de filmes e musicais, encartes de supermercado, bola, lápis de cor, tesouras, cola.

 Avaliação
          Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula, portanto será avaliado o comportamento do educando, hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação NO DIA-A-DIA.

Um comentário: